Wednesday 6 May 2009

SINTRA -Uma Cidade Entre os Montes e as Árvores



Esta última foto mostra o Chalet Biester, casa de Ernesto Biester - (Lisboa, 1829 — Lisboa, 1880) foi um escritor, crítico literário, dramaturgo, empresário do Teatro Nacional D. Maria II e jornalista português.

Participou num grupo de jovens intelectuais ligados à Universidade de Coimbra que incluía vários outros jovens da sua época como Tomás Ribeiro e Pinheiro Chagas. Sabe-se que no início de sua carreira foi ajudado por Antonio Feliciano de Castilho, Teófilo Braga, Antero Quental e José de Castro.

Localização

Estrada da Pena, freguesia de São Martinho

Memória descritiva

Ernesto Biester encomendou um projecto para a sua casa de Sintra ao consagrado arquitecto José Luís Monteiro, tendo confiado a decoração a Luigi Manini e ao escultor Leandro Braga.

Nos telhados negros e íngremes - muito frequentes aos finais do século XIX - sobressaem singelas mansardas. Um friso metálico remata-os de forma elegante. Por outro lado, nas fachadas coexistem harmoniosamente elementos de diversos estilos arquitectónicos e decorativos. No alçado principal, à direita, ergue-se uma torre circular, rasgada por longas janelas neo-góticas e coroada por um telhado cónico. O acesso principal ao edifício é marcado pela existência de um alpendre. No interior da galilé, abrem-se dois arcos divididos por uma graciosa coluna. O alpendre é encimado por uma varanda, na qual surgem dois arcos idênticos.

Nos interiores, Manini revestiu amplos espaços com frescos, cuja temática acaba por ser uma amálgama de gótico flamejante e das novas tendências que despertavam na época. Assim, deparamos com pinturas de temática medieval, mas de realização Arte Nova.

Em todas as divisões, sobre um fundo uniforme (beije no átrio, cinzento nos salões, verde e azul na capela), encontram-se reproduzidos - com o auxílio de um escantilhão - múltiplos e variados motivos: flores, ramagens. diversos desenhos geometrizantes, figuras várias.

Neste contexto, ao cimo de uma bonita escadaria neo-gótica, um "hall" é bem o exemplo da amálgama estética que já se salientou: nas paredes laterais, duas figuras, uma jovem vestida de mousselina branca e um bravo cavaleiro, aparecem frente a frente, de forma teatral; na parede frontal, vê-se o cúmplice cúpido. Estas figuras estão enquadradas por uma profusa ramagem, contendo certos elementos neo-clássicos.

Memória descritiva

O gosto pelos chalets- arquitectura característica das regiões altas da Europa Central e do Norte — nasceu em Portugal, no último quartel do século XIX, como paradigma anacrónico de vilegiatura, designadamente em Sintra, Cascais e no Estoril.

Neste contexto, em cerca de 1890, Ernesto Biester, rico comerciante de origem alemã e desde há muito radicado em Portugal, elegeu para edificar a sua mansão uma propriedade sita em Sintra (Estrada da Pena). A execução do chalet – que tomou o nome do proprietário – revelou-se eclética. Para o efeito, Biester rodeou-se dos mais expressivos artistas da época, o arquitecto José Luís Monteiro (autor do singularchalet Palmela, em cascais) e o decorador Luigi Manini (encenador do Teatro de São Carlos), que souberam das ao conjunto uma harmonia e qualidade desusadas, quer ao nível da própria arquitectura e decoração, quer no que se refere ao pleno enquadramento paisagístico, porquanto se encontra completamente envolto num manto de luxuriante e bela vegetação.

In "Sintra Património da Humanidade"

No comments:

Post a Comment